UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Mundo de Jack e Rose (2005)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

A diretora Rebecca Miller é filha do dramaturgo Arthur Miller, ex-atriz e mulher do ator Daniel-Day Lewis, que por causa disso aceitou voltar a trabalhar neste projeto dela.

Uma fita independente diferente, um pouco estranha e mais que curiosa. Como o filme anterior, premiado em Sundance, "O Tempo de Cada Um" (2002). Não há como criticar Daniel, que obviamente é um bom ator, ainda que não esteja no seu maior momento aqui.

Mas a trama é diferente. Mostra a decadência das antigas comunidades de hippies, que tentavam viver do seu trabalho na terra. É mais ou menos o que faz ainda Daniel, que vive isolado numa ilha da Costa Leste americana, onde tem um terreno grande, junto com sua filha adolescente Rose (Camilla Belle).

Há uma leve insinuação de incesto na situação, já que a garota sente-se perturbada e invadida quando o pai acolhe uma nova namorada (Keener) que chega com seus dois filhos adolescentes e rebeldes. Daniel esconde um segredo, ele sofre de uma doença (teve enfarte) e tenta criar um clima de amizade entre todos, mas tudo com um mínimo de palavras e muita falta de jeito.

A situação só pode deteriorar, inclusive com confrontos com um construtor que pretende poluir e estragar a região (Daniel luta abertamente contra ele) ao mesmo tempo em que os conflitos ficam abertos (e alguém pode especular se no conflito entre pai e filha, há algum reflexo dos problemas que Rebecca teria tido com seu próprio pai). Ou seja, um filme denso e diferente, para um público mais de arte.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo