UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ficção Científica

O Som do Trovão (2005)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 2

Uma estranha adaptação de um conto do famoso escritor de ficção-científica Ray Bradbury. Apesar do diretor famoso, o filme opta por uma direção de arte retrô, com efeitos precários (parece ser tudo de propósito). Como se fosse uma estética. Tudo feito em estúdio e sem qualquer verossimilhança.

O elenco é de gente famosa: Kingsley usa uma peruca no papel do chefe das viagens por dinheiro, que colocam em risco toda a humanidade. O canastrão Edward Burns é o cientista que planeja recuperar os DNAs dos animais (todos foram extintos).

A história acaba levando a famosa história do efeito borboleta até as últimas conseqüências (embora se saiba que foi uma mariposa apenas ao final, a capinha já revela o segredo no design dos letreiros). Embora absurdo, até mal feito, ou por isso mesmo seja bastante desfrutável, ao menos para quem curte o gênero.

Só depois, pesquisando é que se fica sabendo que a companhia produtora faliu e simplesmente não houve dinheiro para completar direito o filme. Foi tudo rodado na República Tcheca, no verão de 2002, quando os sets foram destruídos por enchentes. Renny Harlin e Pierce Brosnan iam fazer o filme mas tiveram a sorte de escapar. Custou 52 milhões de dólares e não chegou a completar 2 de bilheteria.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo