UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Quarteto Fantástico (2005)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 20/12/2005
Nota 1

Os fãs de quadrinhos, sempre rigorosos, reclamaram de muita coisa em "Quarteto Fantástico", mas permita-me discordar. Gostei do filme. Achei uma aventura leve, divertida, rápida, bem humorada, despretensiosa e bem distante do tom dark do contemporâneo "Batman Begins".

Certamente o filme agrada às crianças e não irrita ninguém, o que já é grande coisa. Para quem não é aficcionado da história em quadrinhos e mal conhece os personagens, como eu, tudo é novidade e não me preocupei em conferir se o filme era ou não fiel ao original.

Pouco me importa se Reed e Sue Storm eram casados na HQ (aqui são apenas namorados e vivem brigando) ou se o vilão Sr. Destino, Victor Von Doom, era ditador de certo país ou não (aqui é milionário e também se contamina na nave).

O que bastou foi a história ser boa de ser acompanhada, ainda que de modo tradicional no gênero. As cenas no espaço são banais, mas funcionam para marcar a situação. Há dois acertos indiscutíveis: um deles é a presença do bom ator Michael Chiklis (da série "The Shield") como O Coisa, dando-lhe dimensão humana mesmo quando está transformado na figura monstruosa de pedra, a melhor concepção visual do filme, estranha e diferente, e que resulta também no melhor boneco de colecionador.

O outro que deu certo foi Chris Evans, que pareceu um canastrão em "Celular", mas funciona como Johnny Storm, o garotão metido a bobo que vira o Tocha Humana (cabe a ele dizer as melhores piadas do filme). Pela própria natureza dos demais atores, os resultados menos felizes. Ioan Gruffudd (ator britânico de "102 Dálmatas" e "Rei Arthur") tem um tipo bizarro meio Jeff Golblum, mas com pouco humor para viver o Sr. Fantástico (ou o Homem Elástico). Jessica Alba tem pouco a fazer como a mocinha cientista que se torna a Mulher Invisível, e Julian McMahon (da série "Nip/Tuck") resulta apenas um vilão tradicional.

Conduzido pelo diretor Tim Story (de "Táxi" e "Uma Turma do Barulho"), "Quarteto Fantástico" é apenas uma diversão de matiné que faz rir e passar o tempo.

Curiosidade: o criador dos personagens Stan Lee, desta vez não faz simples aparição, mas um personagem, o gentil carteiro Willy.

Edição em DVD traz comentários do elenco, três cenas excluídas, bastidores ("The Fantastic Tour", apresentado por todo o elenco), making of, um featurette sobre a escolha do elenco e os bastidores de uma cena ("Fox Movie Channel Presents Casting Session & Making a Scene"), clipes (de "Everything Burns", "Come On Come In", "Music") e um featurette exclusivo sobre X-Men 3 apresentado pelo produtor Avi Arad.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo