UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Razões para a Guerra (2005)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1
Razões para a Guerra

A cotação é mais pela idéia e intenções do que pela realização. Também por isso deve ter ganho o Premio do Júri de Sundance. O título original se refere à uma série de documentários curtos e longos, produzidos por Frank Capra durante a Segunda Guerra Mundial que mostrava às pessoas, leigos e soldados, por que lutamos?

Hoje a pergunta tem para os americanos um outro sentido, quando a administração Bush insistiu em lutar contra Saddam Hussein e o Iraque, ignorando a opinião do resto do mundo. O grande achado do filme é ter encontrado um registro da última declaração do ex-presidente Eisenhower quando deixou o poder em 1961, prevenindo os EUA do perigo do complexo militar industrial e o risco que isso representava para a democracia.

Em outras palavras, a máquina de guerra é tão cara, gera tantos empregos que usa lobbies para se manter, já que beneficia tanta gente, acabando por gerar guerras simplesmente porque precisa continuar existindo. Isso dito justamente por um general que havia comandado o Exército Aliado na Segunda Guerra Mundial.

O resto do filme tenta demonstrar isso, mostrando como jovens se alistam (porque não arranjam outro emprego), como a indústria da guerra se mantém, como Bush agiu etc. Infelizmente o filme se torna irregular, sem fio condutor (não tem narrador) e vai perdendo força e interesse. Mesmo sendo frontalmente contra o governo atual.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo