UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Musical

Rent - Os Boêmios (2005)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 17/11/2006
Nota 1

Depois de "Chicago", nenhum musical conseguiu fazer sucesso com o público ou a crítica. Eles têm sido adaptações fiéis demais dos êxitos da Broadway. Este "Rent" era um modesto show dos anos 1980, mas se tornou um êxito tão grande que continua em cartaz até hoje. Em parte, o fenômeno se deveu a um incidente: seu autor/compositor, Jonathan Larson, morreu (de causas naturais) logo em seguida ao ensaio geral.

O espetáculo reúne um grupo de jovens de Nova York que invade um prédio abandonado, no auge da crise da Aids. Eles cantam sobre seus problemas, seguindo um fio narrativo inspirado na ópera "La Bohème", de Giacomo Puccini. A protagonisa continua chamando Mimi, mas, em vez de prostituta, ela é dançarina de clube noturno.

O musical tinha um elenco exuberante, mas canções apenas medianas. Isso levou o diretor Chris Columbus, autor de filmes como "Esqueceram de Mim" e os dois primeiros da série "Harry Potter", a ousar e fazer uma transposição tradicional, sem inventar muito e utilizando quase todo o elenco original, com exceção de duas atrizes. Arriscou-se a ser criticado, como foi, porque os atores parecem mais velhos do que os personagens. Mas isso não incomoda, porque, quando se trata de musicais, estamos acostumados a aceitar o irrealismo. A experiência e a amizade entre os atores ajudam no resultado do filme, que foi um injusto fracasso. É até melhor do que a peça e consegue ser tocante.

O filme é cheio de energia e garra. Tem momentos bonitos e marcantes, alternadamente em estúdio e em locações. As canções são fracas, mas o elenco demonstra enorme competência, com destaque para Wilson Germaine Heredia, que faz a drag queen Angel E a melhor seqüência é a do tango, quando o diretor se permite inventar.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo