UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Transamérica (2005)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 21/11/2006
Nota 4

O Oscar 2006 não deveria ter sido de Reese Witherspoon, que nada fez para merecê-lo em "Johnny e June", mas de Felicity Huffman, por este filme em que está extraordinária e completamente diferente da personagem que a consagrou, a dona de casa cheia de filhos da série de TV "Desperate Housewives".

Casada com o ator William H. Macy, Felicity era mais conhecida na Broadway e como coadjuvante até o sucesso na TV. Logo em seguida veio esta ousadia que lhe deu o Globo de Ouro de melhor atriz dramática.

Este é daqueles filmes independentes, projetos alternativos que os atores conhecidos aceitam por causa do prestígio, correndo o risco junto com o diretor, neste caso o estreante em longa Duncan Tucker. Quem carregou a maior dificuldade foi Felicity, que interpreta Bree, um homem nos estágios finais da transformação para mulher. Ela recebe um telefonema para tirar da cadeia um rapaz que é seu filho, de uma relação ocasional que teve com uma amiga. O rapaz, Toby, é um adolescente complicado, que se prostitui nas ruas e se droga. É uma figura à beira da autodestruição, despreparado para ter um pai que também seria sua mãe.

Por outro lado, Bree quer tudo, menos um filho. Toby pensa que ela é assistente social de um grupo religioso e a relação entre os dois é desenvolvida numa viagem de Nova York para Los Angeles, repleta de problemas e atribulações. O que menos há são clichês. Até a resolução é fora do comum. O elenco todo funciona, mas Felicity dá um show, sem exageros, sem caricatura e fazendo uso eficiente de seus traços anticonvencionais.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo