UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Três Enterros (2005)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Não é dos títulos mais atraentes (o que pode explicar porque foi mal nos cinemas aqui). Mesmo assim este faroeste moderno (em que alguns tentaram ver alguma semelhança com "Brokeback Mountain", forçando uma relação homossexual entre os personagens) teve excelentes críticas, foi premiado em Cannes até em excesso (Melhor Ator para Tommy, embora este faça o de sempre, e Melhor Roteiro para Guillermo Arriaga, o mexicano que escreveu "21 Gramas" e "Amores Brutos" e que faz o papel de Juan). Mas ficou fora do Oscar.

No final das contas, é um filme digno, correto, mas não especial. Sua história lembra muito a literatura latino americana, contando como um veterano cowboy, Peter Perkins (Jones), cumpre uma promessa para seu melhor amigo, Melquiades Estrada (Julio Cedillo), para enterrá-lo em sua terra natal no México, no Norte de Chihuaha.

É o começo de uma longa saga que realmente passa por três enterros, várias peripécias e problemas, tudo num ritmo meio lento. É uma história de honra, lealdade, um pouco de loucura onde alguns viram traços de John Huston e Sam Peckipah. Estão corretos.

Na verdade, os dois protagonistas nem são assim tão amigos. Jones trabalha com gado e contrata um emigrante ilegal. Quando este é morto num incidente estúpido, com um guarda de fronteira novato, e vê que o juiz local vai ignorar o fato, resolve tomar a justiça em suas próprias mãos (teria preferido que no papel do guarda estivesse um ator menos marcado por papéis de bandidos e psicopatas, como é o caso de Pepper).

Nessa terra de homens encontram duas mulheres, Lou (January), a esposa do patrulheiro e Rachel (Melissa), casada com o dono do restaurante mas disponível à tarde para um sexo casual num motel.

O forte do filme é quando ele seqüestra o patrulheiro, desenterra o corpo e parte numa longa viagem cheia de peripécias. Muito masculino, violento, falado parcialmente em espanhol, bastante lento e quase anti-western, longe de qualquer blockbuster, este é um filme para ser descoberto.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo