UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Alpha Dog (2006)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 04/09/2007
Nota 1

Aos poucos, o diretor Nick Cassavetes (filho do célebre ator e diretor independente John Cassavetes) vem fazendo uma carreira digna. Este filme só não foi melhor de bilheteria nos EUA porque mexe em problemas que afetam diretamente seu público: os adolescentes. Inspirado em fatos reais, Cassavetes fez um filme perturbador que retrata uma juventude amoral, apática, sem valores (nem mesmo amizade) ou objetivos. Conseguiu reunir um elenco competente de jovens atores, conhecidos mas ainda não astros, que surpreendem e por vezes assustam.

A história é conduzida por entrevistas com os personagens, começando pelo pai do personagem principal, o jovem Johnny Truelove (o talentoso Emile Hirsch). Quem faz o pai, em pouca cenas, é Bruce Willis e a mãe, com participação maior, é Sharon Stone. Shawn Hatosy faz o capanga pouco inteligente e o cantor Justin Timberlake, que se sai muito bem como ator, é outro comparsa. Quem mais surpreende no elenco, a ponto de estar irreconhecível, é Ben Foster, que interpreta o neonazista Jake de uma forma tão integral que chega a assustar.

Há coisas de que reclamar, como mostrar a paisagem do Paraguai ao som da música "Garota de Ipanema". Mas o que importa é que o filme, sem sermões, coloca uma questão grave: que valores têm os jovens de famílias com dinheiro, que só pensam em lucro e prazer, consumir drogas, que desdenham de tudo e agem sem pensar? Portanto, este filme interessante está longe de ser uma diversão fácil.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo