UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Romance

As Férias da Minha Vida (2006)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 26/07/2006
Nota 1

É curioso ver um diretor como o chinês Wayne Wang, que sempre fez filmes pessoais e polêmicos como "Sem Fôlego", "O Centro do Mundo" e "Clube da Sorte e da Alegria", se submeter a realizar um filme que é meramente um veículo para Queen Latifah, uma rapper charmosa e divertida.

"As Férias da Minha Vida" é uma refilmagem de uma comédia de 1950 de Alec Guinness, que por sua vez é inspirada no roteiro do escritor J B. Priestley, autor de "An Inspector Calls" (Um Inspetor Chegou Lá em Casa).

A idéia, porém, foi utilizada muitas vezes sem crédito. É sobre uma pessoa comum que é diagnosticada erradamente e teria poucas semanas de vida. Ela gasta todas as suas economias numa viagem de seus sonhos. No caso, tarta-se de uma vendedora de um grande magazine, freqüentadora da igreja batista, onde canta no coro, e sonha com um colega de firma.

Quando descobre que está doente de forma terminal, pega um avião e vai para a cidade de Karlov Vary, na Tchecoslováquia (hoje República Tcheca). A cidade, onde é sediado um famoso festival de cinema, é uma estação de esqui fotogênica, com belos hotéis e clima natalino.

O interesse dela é conhecer chefs famosos, em particular um francês que trabalha lá e que fica seu amigo (Gérard Depardieu). O filme então apresenta um lado que vai interessar aos gourmets. Por outro lado, não é a comédia rasgada que prometia ou parecia ser, mas uma comédia romântica sobre amor, redenção, como ser aceito por milionários e empregados, bastando ser boa e atenciosa.

O filme é altamente previsível, bastante fotogênico, não muito engraçado (como sempre, as melhores piadas estão no trailer) e direcionado mais para as mulheres. E o diretor não deixa sinais de sua presença.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo