UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

As Torres Gêmeas (2006)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 27/02/2007
Nota 3

Embora inspirado em caso real, este filme é relativamente periférico em relação às torres gêmeas do World Trade Center, que mal se vêem. A história centra-se na experiência de dois policiais que ficaram presos entre os destroços e foram localizados com a ajuda de Jesus Cristo (que aparece numa visão, carregando uma garrafa de água!). Eles são salvos por um fuzileiro naval fanático religioso.

É um pouco de demagogia demais, uma virada de casaca exagerada do diretor Oliver Stone, que sempre criticou o sistema americano, defendendo teorias de conspiração, e de repente caiu numa história muito mal contada e não especialmente inspiradora.

Basicamente, os dois sujeitos (Nicolas Cage e Michael Peña) estão no lugar e na hora errados, sem conseguir lidar com a situação quando as torres desabam e seus companheiros são mortos. Os dois escapam bem feridos e agonizam, esperando a morte. Finalmente eles são socorridos por Cristo, pelo fuzileiro e depois pelos bombeiros que vêm acudi-los. Esse sofrimento é intercalado com alguns flashbacks, nos quais o personagem de Cage revive os momentos-chave de seu casamento, e por cenas que mostram as reações de esposas e parentes das vítimas.

Nem é bem narrada essa história, que na verdade só impressiona pela recriação dos escombros, realmente aterradores. Fora disso, é uma homenagem bonita e fotogênica a Nova York, sem qualquer tentativa de explicar a tragédia. Sobre o assunto, o filme do "Vôo United 93" é infinitamente melhor.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo