UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação

Carros (2006)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 28/11/2006
Nota 5

Pode ser que este novo filme de animação da Pixar seja menos engraçado do que "Os Incríveis", mas é uma história extremamente bem contada, emocionante e com resultados técnicos espetaculares: as paisagens e a riqueza de detalhes são magníficos.

É a saga de Relâmpago McQueen, um stockcar que, a caminho de uma grande corrida, pára numa cidade no meio do deserto, Radiator Springs. Lá ele descobre o significado real da amizade e da família. Os achados são muitos, como chamar Paul Newman, corredor na vida real, para fazer a voz do velho campeão aposentado Doc Hudson ou usar uma trilhas musical com canções novas e outras nostálgicas. Além disso, o herói tem o hábito de fazer devaneios, o que produz boas invenções visuais.

O filme começa de forma espetacular em plena corrida, revelando que Relâmpago é jovem e arrogante. Só pensa no sucesso e na fortuna que vai ganhar. Depois o filme muda de tom e vira uma história tradicional, quase realista. E esquenta de novo no final. A grande ousadia da Pixar foi contar uma trama tradicional, só que com carros como personagens, e sem perder a qualidade.

Uma curiosidade: o filme tem as vozes convidadas de alguns campeões de automobilismo, como Mario Andretti e Michael Schumacher, além de apresentadores e comentaristas da TV norte-americana. O DVD traz ainda um daqueles curtas-metragens que sempre concorrem e por vezes ganham o Oscar, "A Banda de um Homem Só", muito bem realizado e bonito. Outra coisa: fique atento aos letreiros finais, que têm muitas brincadeiras, incluindo paródias de "Toy Story", "Monsters" e "Vida de Inseto". E bem no fim, espere por uma última piadinha.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo