UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Romance

Casa do Lago (2006)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1
Casa do Lago

Marca o reencontro da dupla de "Velocidade Máxima" ("Speed", 1994), Keanu Reeves e Sandra Bullock. Mas curiosamente o casal tem poucas cenas juntas, por causa de um truque do roteiro. Não é uma fita de ação, mas um romance, meio "Em Algum Lugar do Passado", ou seja, apaixonados separados pelo tempo e espaço. Refilmagem de uma fita coreana de 2000, chamada "Il Mare" ("Siworae"), que agora tem o charme de ter sido dirigida por um argentino, Alejandro Agresti (que fez o ótimo "Valentin"). Não fez muito sucesso nos EUA, mas foi um pouco melhor aqui no Brasil, onde o público gosta deste tipo de história romântica e com um toque de misticismo.

A estrela verdadeira da fita é uma bela casa construída num lago (feita especialmente para o filme). Ali mora um arquiteto (Keanu) que se muda e é substituído dois anos depois por uma médica (Sandra). O estranho é que o casal embora viva em anos diferentes, consegue se comunicar por cartas, que são deixadas na caixa de correio da casa. Tudo de forma mágica, mas que não é explicada. Os dois eventualmente se apaixonam só que não podem se encontrar, dada a diferença de época.

O roteiro é construído de tal forma que o público vai absorvendo devagarzinho as informações nas vidas paralelas, nos fazendo torcer para evitar um desfecho trágico (e que parece inevitável). Talvez tenha um pouco de excesso de exposição, de situações paralelas (em particular com o pai, que é um velho e excêntrico arquiteto com quem o herói tem problemas). Talvez Keanu não seja um mestre em interpretar artistas sensíveis.

O filme deixa algumas dúvidas no ar (será muito pedir lógica da fantasia?) mas é bonito e deverá agradar as pessoas românticas e os fãs do casal (que sem dúvida, são figuras atraentes e simpáticas). Experimente mas fique sabendo que muita gente não embarca no filme.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo