UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Confidencial (2006)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 06/11/2007
Nota 1

Infelizmente, na vida timing é tudo. Chegar (e sair) na hora certa. Essa foi a má sorte deste filme e seu autor, já que, embora rodado ao mesmo tempo, acabou sendo lançado bem depois de "Capote", que deu o Oscar de melhor ator para Philip Seymour Hoffman fazendo o papel do escritor Truman Capote. O problema é que ambos contam praticamente a mesma historia e mostram as mesmas situações. Considerando que o primeiro Capote foi pouco visto no Brasil, duvido muito que alguém irá ver um segundo, mesmo tendo um elenco ilustre e de ser mais divertido.

O diretor McGrath é ator e fez antes as adaptações de "Emma" (com Gwyneth, que faz ponta aqui cantando) e "O Herói da Família" ("Nicholas Nickleby"). Todos filmes de época e corretos. Aquim ele se inspira em vários livros de Capote, mas a trama central é novamente sua pesquisa para escrever "A Sangue Frio" e o possível romance que teria tido com um dos assassinos (o charme é que aqui este é feito por Daniel Craig, o novo James Bond, e tem direito até a beijo no boca).

Quem faz Capote é o ator inglês Toby Jones. Faz de forma mais caricata que Hoffman, mas os que conheceram Capote acham que ele era mesmo assim, uma caricatura, principalmente na fase final de sua vida. O tom, portanto, é menos solene, mais divertido. O filme também é mais alegre, se divertindo junto com o personagem que desfila na alta roda, mais apimentado mesmo. Mas a única pessoa do elenco secundário que se sobressai é Sandra Bullock, que brilha no papel da melhor amiga do escritor, a discreta e eficiente Harper Lee. Por tanta gente famosa e pela exuberância de Toby, vale conferir.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo