UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Diamante de Sangue (2006)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 22/05/2007
Nota 4

Este foi um filme que caiu no gosto do brasileiro, redimindo Leonardo DiCaprio. Finalmente se começou a admitir que ele é um bom ator e que convence em produções adultas. O filme foi indicado a cinco Oscars (montagem, ator coadjuvante para Djimon Hounsou, mixagem, edição de som e ator para DiCaprio).

"Diamante de Sangue" é uma sólida aventura, mas com uma diferença: tem uma mensagem. O filme tenta demonstrar para o grande público que, ao comprar um diamante de noivado numa loja, pode-se estar financiando uma guerra civil na África. Portanto, é provável que nós todos sejamos cúmplices do caos africano.

O filme foi um injusto fracasso nas bilheterias americanas, mas pelo menos serviu para que as empresas que lidam com diamantes passassem a ser mais criteriosas.

É um filme competente, bem dirigido por Edward Zwick (que fez antes "O Último Samurai", com Tom Cruise) e traz mais uma grande interpretação de DiCaprio, fazendo um anti-herói. Não se deve esquecer também o excelente Djimon Hounson como um personagem que perde tudo e é levado como escravo para as minas de diamantes. Ele encontra um raro diamante rosa e consegue escondê-lo.

Unindo forças, os dois passam por muitos perigos e tentam fazer um acordo de benefício mútuo. Também entra no jogo, de forma não muito convincente, uma jornalista americana que deseja denunciar os crimes e os bandidos do alto escalão fazendo um pacto com o mercenário interpretado por DiCaprio. Felizmente o papel é da sempre linda e excelente Jennifer Connelly, que tem uma relação romântica com o personagem central, sem cair nos exageros.

O filme é nota dez em ação e exemplar como aventura, com grandes atores e uma mensagem importante.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo