UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Hollywoodland - Bastidores da Fama (2006)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 21/08/2007
Nota 3

O prêmio de melhor ator para Ben Affleck no Festival de Veneza é uma piada, já que o rapaz é dos piores atores de sua geração e não melhorou nem um pouco neste filme infeliz, extremamente chato e lento. Affleck, num papel para o qual Hugh Jackman era a escolhar original, foi lembrado pelo Globo de Ouro, mas ignorado pelas outras premiações de bom senso.

O diretor Allen Coulter vem de episódios de séries ("A Sete Palmos", "Sex and the City", "Roma") e conta uma histíria real, ainda que pouco conhecida: a morte misteriosa do ator George Reeves (1914-1959), que fez o pequeno papel de um dos admiradores de Scarlett O'Hara em "E o Vento Levou". Depois ele se tornou o Super-Homem numa série de TV primitiva (saiu em DVD) que de certa maneira lhe arruinou a carreira.

Dizem que Reeves se suicidou, mas o filme levanta várias outras hipóteses, já que ele tinha um caso antigo com a mulher (Diane Lane) de Eddie Mannix (Bob Hoskins), o homem forte da MGM, e ainda mantinha romance com uma aventureira (Robin Tunney). Apesar de explorar esses aspectos, "Hollywoodland" nunca consegue pintar um retrato humano ou convincente do personagem. Uma das razões disso é que a história dele é contada em flashbacks, enquanto somos obrigados a acompanhar as aventuras de um detetive particular fracassado e chato (Adrien Brody).

O problema básico do filme é perder tempo demais com esse sujeito que age de forma irracional e inverossímil. Há uma tentativa de criar um clima de film noir mas o roteiro não consegue sequer decifrar o mistério da morte de Reeves, um fato que é mera nota de rodapé dentre os escândalos de Hollywood.

O título "Hollywoodland" se refere ao enorme letreiro nas colinas de Hollywood, que se referia a um empreendimento de construção que faliu e ficou abandonado. As letras que formavam "land" caíram e as outras continuam lá, como símbolo da cidade, coisa que este filminho também pretende ser.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo