UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Ilusionista (2006)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 13/03/2007
Nota 1

Fez inesperado sucesso nos EUA esse filme independente que veio antes de "O Grande Truque" e é melhor do que ele. Curiosamente, ambos abordam mais ou menos o mesmo assunto e a mesma época. Aqui tudo é mais modesto; talvez por isso mais eficiente. Dirigido por um certo Neil Burger, que também escreveu o roteiro baseado em conto de Steven Millhauser, "O Ilusionista" é notável por ter conseguido reunir um elenco de primeira linha, começando por Edward Norton e prosseguindo com Paul Giamatti, Jessica Biel e Rufus Sewell. É este último quem faz o vilão, príncipe Leopoldo, que tem ambições de poder e cogita até golpes de Estado.

E há Eisenhaim, um mágico ou ilusionista no estilo de Harry Houdini, que pode ou não ter poderes sobrenaturais e vai se apresentar num teatro de Viena na virada do século 20. Só que ele reencontra um amor de infância, que agora é a noiva do príncipe, provocando ciúmes e problemas. Giamatti faz o chefe de polícia encarregado de vigiar Norton.

Felizmente o filme sabe terminar, fazendo sentido e ganhando interesse. Talvez seja por isso que o público se envolva e goste dessa mistura de melodrama, mágica e mistério policial. Embora numa revisão o plano pareça elaborado demais para funcionar, o filme resiste e tem charme. Foi indicado ao Oscar de melhor fotografia.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo