UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial

O Plano Perfeito (2006)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Este é o primeiro filme abertamente comercial do diretor negro Spike Lee. Nada de errado nisso. Seu trabalho é competente, dirigindo um elenco de atores eficientes (inclusive seu velho parceiro Denzel, desta vez de cabelo raspado, bigode, mais envelhecido) e utilizando um roteiro inteligente. Ou seja, um bom divertimento para quem gosta de filme de assalto.

O trailer por sinal é muito sugestivo e atraente, utilizando o inglês Clive Owen naquilo que ele sabe fazer melhor: ser cool, discreto, mas marcante (como em "Closer").

Ele olhando para a câmera nos fala que irá realizar um assalto perfeito. E demonstrará por que. Denzel faz o detetive da polícia que fica intrigado quando uma quadrilha invade um banco e não se comporta da forma rotineira. A situação fica ainda mais inusitada quando aparece uma lobbysta (Jodie Foster, fria e também em forma) que intercede para ele não revelar determinados segredos que estariam na caixa forte.

Na verdade, este é daquele tipo de filme que quanto menos se falar ou explicar melhor. Vocês irão curtir mais. Faço poucas restrições. Acho que a lição de moral que eles tentam dar ao final, fica meio postiça e artificial, já que na vida real nem sempre isso sucede.

E depois é difícil fazer uma distinção entre pequenos criminosos e grandes criminosos, legalmente todos são culpados e passivos de punição. Mas é desculpável porque logo depois vem uma reviravoltazinha conclusiva, bastante simpática e amoral.

Mesmo que você seja capaz de decifrar o mistério do assalto (e que para alguns pode ser previsível), o filme acaba funcionando. Eu me diverti e hoje em dia para filmes comerciais como este já é muito.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo