UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

O Sobrevivente (2006)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 02/04/2008
Nota 3

Quem está de volta dirigindo filme de ação com atores famosos? O alemão Werner Herzog, que foi um dos papas do cinema de arte nos anos 80. Depois de um tempo ausente, agora radicado nos EUA, ele realiza um filme classe A com elenco famoso, mas sem abrir mão de trabalhar num projeto pessoal. O longa é uma adaptação do seu documentário O Pequeno Dieter Precisa Voar (1997) e narra não apenas a prisão mas como o piloto-prisioneiro arquitetou uma extraordinária fuga.

Perto da inanição e à beira da morte, o militar foi resgatado por helicópteros dos Estados Unidos que sobrevoavam a área. A história, já contada anteriormente em filme que não foi lançado no Brasil, ganha detalhes inéditos revelados pelo sobrevivente que dá título ao filme.

Ledo engano pensar que Herzog abriu mão dos seus métodos. Seu elenco sofreu muito tendo de comer bichos e insetos ou lidar com cobras ou outros exemplos de verossimilhança com um cenário de guerra.

Embora correto, não é fácil se entusiasmar com o filme. Talvez porque o ex-ator infantil de Spielberg e atual Batman, Christian Bale, seja uma figura difícil de simpatizar. O personagem Dieter também é controverso: logo em sua primeira missão já é abatido e nem tem chance de provar seu heroísmo. Dali em diante, é só sofrimento na tela.

Basicamente é uma historia de sobrevivência, primeiro no campo de prisioneiros do Cambodja , depois na selva. De qualquer forma, Herzog tem atração por casos extremos do comportamento humano e não desaponta aqui - ajudado também por um variado e oportuno escore musical.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo