UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Por Trás das Câmeras (2006)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 27/02/2008
Nota 3
Por Trás das Câmeras

Nos meses anteriores ao Oscar, revistas da industria do cinema publicam anúncios intitulados "Para sua consideração", apontando atores e técnicos que possivelmente mereceriam uma indicação ao prêmio. Isso é uma tradição já esta prevista no orçamento inicial do marketing de cada filme e estúdio (mesmo os independentes).

Esta sátira é do prestigiado, mas praticamente desconhecido aqui, Christopher Guest. Marido de Jamie Lee Curtis, ele participou como ator do cult "Isso é Spinal Tap", 84 e depois dirigiu fitas que mal foram vistas aqui, ou nem chegaram no Brasil, todas sátiras afetuosas, como "A Mighty Wind" (2003); "Melhor do Show" (2000) e "Waiting for Guffman" (1996).

Neste longa, o alvo é a industria do cinema e por isso só interessa a quem está envolvido com ela ou curte bastidores. Afinal, as brincadeiras são todas cifradas e provocam no máximo sorrisos. Destaca-se no filme Catherine, a mãe de "Esqueceram de Mim", que faz a infeliz heroína que descobre como é duro ser indicada ao Oscar. Curiosamente o filme teve algumas indicações ao Spirit. Catherine que ganhou como melhor atriz no National Board.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo