UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Um Bom Ano (2006)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 24/04/2007
Nota 1

Esperava-se bem mais deste filme, que é um projeto pessoal do diretor Ridley Scott (de "Thelma e Louise" e "Blade Runner"). Foi ele quem pediu a história para seu amigo escritor Peter Mayle. Ambos são ingleses e vivem na Provença, no sul da França, e Mayle ficou famoso e rico com uma série de livros sobre sua vida na região. Foi assim que escreveu um novo romance, "Um Bom Ano", que é inferior aos outros e dramaticamente mal resolvido, tanto que para o cinema teve de ser muito modificado.

Mas o problema básico é que o papel principal deveria ser feito por alguém como Hugh Grant, naturalmente britânico e simpático, e não um australiano durão como Russell Crowe. Como este era amigo do diretor (desde "Gladiador"), acabou ganhando o papel, que defende com boa vontade e esforço.

Só que não funciona. O personagem no livro era um sujeito malsucedido que havia sido despedido do emprego e logo se ajeitava na propriedade herdada de um tio. No filme, virou um cara frio, ambicioso e mulherengo, brilhante na Bolsa de Valores, e com conflitos em relação a suas lembranças de infância. Ou seja, foram inventados flashbacks e um personagem novo, uma jovem francesa cheia de personalidade (feita por Marion Cottillard). O conflito romântico é com ela, enquanto o herói tem problemas com o emprego, com o francês que cuida das videiras, com o amigo advogado/agente e principalmente com uma garota americana que surge do nada e diz ser filha ilegítima do tio.

De qualquer forma, o filme tem seus prazeres, fazendo a celebração da vida saudável: sol, ar livre, boa mesa, vinho, cultivo de uvas --
em vez de correria para ganhar dinheiro. Também há bom uso da trilha musical nostálgica. Com todos os defeitos e fraquezas, "Um Bom Ano" é um folheto de promoção da vida na Provença e dá vontade de viajar imediatamente para lá.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo