UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Terror

1408 (2007)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 27/02/2008
Nota 1

Stephen King, que criou "O Iluminado", também escreveu outro conto sobre hotéis assombrados. Trazido ao cinema sob as ordens do diretor sueco Hafstrom - que já fez nos EUA o suspense "Derailed - Fora de Rumo", com Jennifer Aniston, e para onde foi levado depois do sucesso do terror sueco a "Maldição do Lago".

Dentro da tradição do gênero, até que foi bem de bilheteria: custou 25 milhões de dólares e chegou aos 71 milhões em arrecadação. Não chega a decepcionar. Provoca sustos regularmente e até alguns arrepios, ainda que seja prejudicado por um final ambíguo.

John Cusack faz um escritor de guias sobre hotéis que dizem ter fantasmas (inspirado no paranormal Christopher Chacon que faz trabalho parecido). À revelia do gerente de hotel (uma pequena participação de Samuel L. Jackson) que preferia não liberar o cômodo, ele é levado a esse quarto. O funcionário alerta que o número de mortes, entre acidentais e aparentemente normais, já passou de 70.

Mas Cusack insiste e irá se arrepender. Logo será visitado por fantasmas, atormentado por pesadelos (que o obrigarão a enfrentar seus próprios conflitos de culpa e perda, já que largou a esposa sem explicações quando morreu de câncer sua filha pequena).

Como recorrente nas obras de Stephen King, o começo é intrigante e a conclusão não faz muito sentido. Aqui, o caso não é tão grave. O filme tem humor, como por exemplo o tema musical "We´ve Only Just Begun", dos Carpenters); bons efeitos e é quase um solo de Cusack, sempre um ator eficiente. Felizmente não embarca na atual moda da "pornografia de tortura". É suspense e horror com muito orgulho e sem apelações.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo