UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

A Bússola de Ouro (2007)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 27/05/2008
Nota 3

Foi um erro da produtora New Line, de "O Senhor dos Anéis", arriscar fazer uma nova série juvenil, neste caso inspirada em livros de Phillip Pullman, "His Dark Materials".

Esta primeira aventura deixa coisas no ar, interrompe - como se fosse novela ou seriado, sem explicar muita coisa - não utiliza bem os grandes astros. Daniel Craig tem duas ou três cenas, Nicole Kidman pouco mais de meia dúzia. O que demonstra total falta de visão.

O filme acabou sendo perseguido pelos católicos quando se descobriu que o autor, Pullman, era contra a religião institucionalizada e que a organização que controla tudo na história poderia ser uma alegoria da própria Igreja Católica. A adaptação tenta minimizar isso, mas o filme foi criticado até pelo Vaticano, perdendo suas chances de cativar o publico cristão. Ou seja, comercialmente foi um erro absoluto.

O que não era difícil de prever pelo material conceitual do filme, uma espécie de futuro retrô a la Júlio Verne, numa mistura extremamente confusa entre heróis ursos polares falantes e vilões não muito bem definidos. Teve o custo exorbitante de 180 milhões de dólares e é provável que não aconteça sua continuação.

Também foi uma escolha estranha chamar para dirigir e adaptar Chris Weitz ("American Pie" e "Um Grande Garoto"), não exatamente qualificado para um grande espetáculo. Em determinado momento, o cineasta chegou a pedir demissão e foi substituído por Anand Tucker ("Shopgirl"), mas depois tudo retornou à frente do projeto. O máximo que se pode dizer de seu trabalho é que resulta indiferente.

Segundo o filme, existiria o chamado Magisterium, um supra governo poderoso que controla a vida de todos, em particular das crianças, roubando-lhes o que seria uma espécie de anjo da guarda em forma de animal, os demônios. É a idéia mais interessante do filme e, depois de um tempo, nos costumamos a ver todos os personagens com um animal que é seu protetor e orientador.

Mas o governo leva crianças especiais para uma espécie de sanatório isolado na neve, em particular a heroína, uma menina de 12 anos chamada Lyra, que foi criada numa universidade. A coisa fica ainda mais confusa quando o tio da protagonista, Lord Asriel (Craig), descobre evidências de que existe no Ártico uma coisa chamada Poeira, que pode estabelecer um contato com mundos paralelos.

Bom, se as crianças entendem desenho animado japonês é sinal estão capacitadas para entender este filme. O que não sei é se interessa muito. Porque a historia nunca engata mesmo quando inventam uma grande batalha em que a menina e os garotos têm como aliados um velho caubói (Elliott), a bela Serafina (Eva Green), vagabundos chamados Gyptianos e um grande urso branco chamado Lorek.

A verdade é que eu não consegui me ligar à historia, aos personagens ou ter qualquer expectativa . Fica evidente que mesmo com a bússola no titulo, o filme se perdeu provocando a queda da produtora New Line, que se tornou apenas subsidiária da Warner. O filme conseguiu somente ganhar um inesperado e injusto Oscar de efeitos especiais.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo