UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (2007)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 28/10/2008
Nota 4

Antigamente, salvo raras exceções, diretores estavam acabados após os 60 anos. Bergman se aposentou aos 64, achando que estava velho demais para fazer grandes filmes, e restringiu-se ao teatro e à televisão. Mas felizmente os tempos mudaram.

Sidney Lumet (1924), aos 83, conseguiu realizar um de seus melhores trabalhos com este thriller policial de mistério e suspense, com toques de Tarantino, que deveria ter sido mais lembrado na hora das premiações. É um trabalho preciso, inteligente, com excelentes interpretações, e muitas ousadias que começam já com Hoffman e Tomei pelados, transando, numa cena notável por sua franqueza.

Mas o que vale no filme é a habilidade com que é levado o roteiro de Kelly Masterson, um frei franciscano que largou a batina para ser dramaturgo. Este seu primeiro roteiro ficou pronto em 1999 e só agora chegou finalmente à tela.

O enredo traz dois irmãos que vamos conhecendo aos poucos, ambos malandros e mal sucedidos. O mais jovem, Hank (Hawke) é convencido a participar do assalto à joalheria dos próprios pais pelo irmão mais velho Andy (Hoffman), que também esta precisando de dinheiro. Tudo é contado fora de cronologia e a situação vai se complicando, se tornando mais amarga, cruel e até tragicômica.

O titulo é tirado de um brinde irlandês que diz assim: "Que você possa ter comida e prosperidade, uma almofada macia para sua cabeça, possa passar 40 anos no céu, antes que o diabo saiba que você morreu!".

Um detalhe importante: no roteiro original, Ethan e Hoffman não eram irmãos, isso foi mudado por Lumet para aumentar o impacto da história. Ele também interferiu tirando um filho que teria Gina (Marisa) e Andy, o que realmente não faz falta na trama. Mais uma prova da lucidez do grande cineasta de "Doze Homens e uma Sentença", "Rede de Intrigas", "Um Dia de Cão" e que ainda, espera-se, não encerrou sua carreira. Procure conhecer que vale a pena.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo