UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

As Aventuras de Molière (2007)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 18/11/2008
Nota 1

As melhores qualidades que associamos ao cinema europeu, ou seja, cuidado na produção, na direção de arte e no figurino, bom gosto na realização, elegância no elenco, competência na interpretação, estão todas presentes neste bonito e informativo filme francês. Trata-se de uma biografia do mais famoso e notável dramaturgo de sua história, Jean Baptiste Poquelin, vulgo Molière (1622-1673), certamente um dos melhores autores de comédias de todos os tempos.

O roteiro do também diretor Tirard (que eu desconhecida, mas que já fez cinco outros filmes) e Gregórie Vigneron inspira-se em fatos reais. Realmente Molière andou sumido por uns tempos depois de um fracasso, situação a partir da qual os roteiristas inventaram que ele teria vivido realmente as situações inspiraram sua comédia mais famosa e elogiada, o celebre "Tartufo".

Quem faz o papel central é o ator do momento agora na França, Romain Duris, de "Albergue Espanhol" e "Em Paris", que interpreta com muita competência e simpatia a figura do escritor que é contratado pelo rico comerciante Jourdain (o excelente ator de teatro Luchini). O comerciante o leva para sua mansão para ajudá-lo a seduzir a jovem Céliméne (Ludivive Saigner, de Peter Pan e Swimming Pool, em papel antipático).

Tudo é contado com humor, charme, e de forma fiel ao escritor na obra e na vida. Uma ótima forma de conhecer ou reencontrar Molière.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo