UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Romance

Atos que Desafiam a Morte (2007)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 17/06/2008
Nota 4

Este fascinante filme que vem numa linha que fez sucesso recentemente com "O Ilusionista", com Edward Norton, e "O Grande Truque", com Hugh Jackman e Christian Bale. Mereceria atenção simplesmente por marcar o retorno da diretora Gillian Armstrong, que fez parte da primeira geração de novos cineastas australianos. Seus primeiros filmes nunca foram lançados no Brasil, são considerados clássicos, sempre com excepcional fotografia e narrativa envolvente.

Armstrong foi a primeira mulher a dirigir na Austrália em quase cinqüenta anos. Aos 28 anos, conseguiu sucesso já com o primeiro longa, "My Brilliant Career", que revelou Judy Davis. A repercussão imediata deste filme lhe abriu as portas da carreira no cinema. Sua obra é elogiada principalmente pela direção de atores. Em 1981, em uma viagem de estudos aos Estados Unidos, foi-lhe oferecida a direção de "Mrs. Soffel", parcialmente rodado no Canadá, no começo do estrelato internacional de Mel Gibson. Desde então alternou projetos entre seu país e Hollywood, mas nem sempre com sucesso. Seus últimos filmes haviam sido em "Oscar e Lucinda - Uma História de Amor e Loucura" (1997), com Ralph Fiennes e Cate Blanchett, e "Charlotte Gray - Uma Paixão Sem Fronteiras" (2001) com Cate Blanchett e Billy Crudup.

Gillian volta a impressionar com um filme envolvente, bem produzido, belo e poético, que redime o compatriota Guy Pearce, em má fase desde "Amnésia", com o papel do lendário mágico e mestre do escape Houdini. A trama mostra o ilusionista traumatizado pela morte de sua mãe e com quem deseja fazer contato através de médiuns e espiritualistas.

O longa foi todo baseado num roteiro que levou anos para ser produzido e que só depois de pronto foi definido que Houdini, uma figura real num evento fictício, seria o protagonista. O filme se passa em Edinburgh, Escócia, e é narrado por uma menina pré-adolescente que sobrevive com sua mãe (Zeta Jones) se apresentando em shows de teatro se passando por adivinha. Como ela mesma diz, quando pequena chegou a ter o dom, mas o perdeu. Juntas, recorrem a truques e artimanhas para enganar a platéia. Surge Houdini e lança o desafio ao oferecer dez mil dólares para quem conseguisse adivinhar quais foram as últimas palavras de sua mãe no leito de morte.

Em busca dos médiuns que não sejam fraudes, Houdini se envolve com a mulher, com quem inicia um romance. Não se pode dizer que haja muita química entre o casal mas isso não interfere na boa realização do filme que consegue prender a atenção até o fim. Catherine esta mais dura, menos jovem, mas sempre atraente. Saiorse confirma seu talento demonstrado em "Desejo e Reparação" e que lhe valeu uma indicação ao Oscar. A história tem magia, poesia, suspense, romance, tragédia, paixão e encantamento.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo