UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

Instinto Secreto (2007)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 19/02/2008
Nota 3

É curioso como se pode sentir a presença de um mau diretor que deixa sua marca em tudo que toca. É o caso deste thriller de suspense, onde tudo está ligeiramente errado.

O elenco, apesar de contar com nomes famosos, aparece sempre fora de compasso, inconvincente. A narrativa, apesar de movimentada, nunca chega a envolver o espectador. Não é apenas um elemento que não funciona no filme, é todo contexto gerado pela falta de talento do diretor.

O diretor Evans é roteirista de fitas discutíveis como "Meu Filho das Selvas", "A Ilha da Garganta Cortada", "Starman" e o ocasional sucesso de "Conte Comigo". Dirigiu antes "Kuffs", uma comédia policial em que Christian Slater falava diretamente para a câmera. Mas desde então só piorou, como se confirma nesta nova tentativa de Kevin Costner em salvar sua carreira com o papel de serial killer.

O esforço é em vão, já que o filme foi fracasso e deixa um gosto amargo. Antes, Costner era apenas apático, mas também afável. Os anos o deixaram rabugento e mal humorado na tela, sempre com um vago sorriso de desdém.

Há uma idéia interessante: a de que sua filha estudante está demonstrando a mesma psicopatia e já parece ter começado também a matar. Mas isso não é bem explorado. O filme perde tempo com os problemas da detetive que está na cola do psicopata feita por Demi Moore (outra que com o tempo foi perdendo toda vitalidade e exuberância).

Mais grave é uma trama paralela completamente absurda. Mr. Brooks foi observado e fotografado por um vizinho que em vez de entregá-lo à polícia prefere procurá-lo para participar junto de futuros assassinatos. Uma situação muito mal explicada e que não é ajudada pela presença do humorista Dane Cook, que até agora era um comediante 'stand up' e ator de filmes para adolescentes. O rapaz não segura o personagem. Costner também foi co-produtor do filme, que no final das contas demonstra que ele não tem cacife como um Anthony Hopkins.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo