UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Na Natureza Selvagem (2007)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 21/05/2008
Nota 1

Inspirado em fatos reais dispostos em um best-seller, foi cotado como favorito do público pela Mostra Internacional de São Paulo, mas foi injustiçado pelo Oscar que lhe deu apenas uma indicação de ator coadjuvante para o veterano Hal Hoolbrook - que tem um personagem muito marcante: a ultima pessoa que o herói encontra antes de ir para o Alaska.

No Oscar ficou ainda entre os finalistas de montagem. Embora pudesse ser lembrado pela trilha musical, que foi desclassificada por ser criada em cima de canções; fotografia, em grandes locações naturais, e elenco, com destaque para o protagonista Emile Hirsch, que já demonstrou talendo em "Alpha Dog", "Reis de Dogtwon" e "Um Show de Vizinha".

Penn se identificou com a história de um rapaz de 22 anos, da Virginia, ao se formar na universidade bota o pé na estrada, procurando não apenas um sentido para a vida, mas fugir da família religiosa, hipócrita e opressora, e contrapor a sociedade que desprezava em busca de valores mais fundamentais e básicos.

Assim, o jovem viaja por diversas aventuras, atravessando os Estados Unidos e encontrando personagens marcantes como uma caravana de velhos hippies, uma mulher casada e ainda uma garota em especial. A trajetória perpassa uma temporada numa fazenda, uma fuga pelo rio Colorado, uma viagem ao México e o choque com a pobreza da Califórnia. Sempre com belas imagens, visualmente fortes e adequadas.

Mas o filme já começa supondo que o espectador sabe a resolução, mostrando a luta do anti-herói em 1992 para sobreviver. Penn se identifica com o personagem, sem ousar criticá-lo. Pelo contrário, mitifica sua saga sem deixar o sentimentalismo e grandiloqüência, sua marca registrada e seu maior defeito.

Entretanto as qualidades deste filme de estrada com cara de Terrence Malik são mais fortes do que suas possíveis falhas, em particular a trilha assinada por Michael Brook, Kaki King e Eddie Vedder (do Pearl Jam). Na verdade, numa revisão o filme fica ainda mais forte e tocante.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo