UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Faroeste

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 11/03/2008
Nota 1

Apesar de Brad Pitt ter ganho o prêmio do Festival de Veneza por este filme, não é uma grande interpretação. Para viver o famoso bandido Jesse James (1847-1882) já interpretado antes por astros como Tyrone Power, Robert Wagner, James Keach, Rob Lowe, Colin Farrell, Pitt procurou amadurecer.

O enredo se passa no período final da carreia de assaltante de Jesse James, quando ele está pensando em se aposentar. Em 5 de setembro de 1881, pouco antes de seu ultimo assalto de trem, os parceiros Younger estão presos e os irmãos James têm que usar gente inexperiente como Bob Ford (Casey, irmão mais novo e talentoso de Ben Affleck) de 19 anos. O aspirante é irmão do veterano membro da quadrilha Charley Ford (Rockwell).

É um relacionamento complicado que o filme detalha nos mínimos detalhes, sempre num ritmo lento, majestoso. É quase um réquiem para um gênero agonizante, o faroeste, que o público já quase esqueceu. A bela fotografia não compensa uma narrativa penosa para o espectador, comandada pelo diretor neozelandês Andrew Dominik (cujo filme anterior foi o violento "Chopper", com Eric Bana).

Tudo aparenta ser muito verossímil, mas sempre fui adepto da teoria de John Ford: melhor contar a lenda do Oeste que a realidade. Outra coisa: quem deveria ganhar prêmios é Affleck, sempre discreto e eficiente. O filme, que ficou dois anos na prateleira esperando lançamento, teve indicações ao Oscar de ator coadjuvante (Casey) e fotografia.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo