UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial

O Sonho de Cassandra (2007)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 21/10/2008
Nota 3

É curioso como a crítica brasileira continua desculpando e prestigiando Woody Allen, enquanto a americana, ao contrário, cada vez mais o despreza e descarta. Infelizmente, estou mais com eles. Este novo filme (na verdade, depois já existem mais dois e o diretor se reabilita com o muito interessante Vicky Cristina Barcelona) está entre os piores dele. No entanto, é mais sem graça (é um drama policial, mas nem por isso precisava ser tão sem humor, é mais trágico (nem final inesperado chega a ter) e medíocre.

Desta vez Allen não participa como ator e não utiliza sua habitual trilha musical com canções antigas de jazz ou, no caso dos outros filmes britânicos que fez, com trechos de óperas e balés famosos. Que eu me lembre é a primeira vez que ele utiliza um trilha original, feita pelo compositor Philip Glass, que tem um estilo muito marcante (fez, por exemplo, "As Horas" e "Koyanisqaatsi"), mas não acrescenta muito aqui.

O filme foi tão mal que nem chegou a um milhão de renda nos EUA. Mesmo assim, muitos atores renomados ainda querem trabalhar com ele, já que conseguiu reunir dois astros de prestigio como Colin Farrell e Ewan McGregor fazendo irmãos (o que eles têm em comum para interpretarem irmãos francamente não vejo). Tudo é tão desajeitado, tão mal contado, que se a intenção foi brincar com humor negro, algo deu errado.

Os ingleses reclamaram do diálogo que parece artificial para eles, com o ritmo errado, com exagero no sotaque cockney e a dupla central falando rápido demais. Enfim, esse é o menor dos problemas nesta história sobre irmãos de pais pobres, Terry ( Colin) é um mecânico que vive com uma loira, vivida pela talentosa Sally Hawkins - digo isso por filmes que ela fez com Mike Leigh -, mas é viciado em jogo, bebe muito e vive fugindo dos credores. Seu irmão Ian (Ewan) dirige um restaurante com o pai e pretende expandir o negócio na Califórnia. Durante muito tempo a família viveu da generosidade de um tio rico (Tom Wilkinson, de "Conduta de Risco").

Após vencerem uma corrida e ganharem um barco, batizado de Sonho de Cassandra, Terry se envolve com a sexy atriz Angela (Hayley Atwell) e logo mergulha em dívidas. O tio aparece e lhes pede um favor irrecusável: eles precisam matar um colega de trabalho que irá denunciá-lo (Phil Davis). Sem química entre a dupla, sem ponto de vista, sem estilo, o filme vai piorando ainda mais com seu decorrer. Incrivelmente, tem certa semelhança com "Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto", de Sidney Lumet, que é muito melhor e mais divertido.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo