UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Suspeito (2007)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 22/04/2008
Nota 3

Este filme passou praticamente em branco apesar de um ter um elenco importante e sério, com direito a participações especiais de Reese Withespoon (como a esposa) e Meryl Streep (outra vez vilã como a chefe da CIA).

Este é o primeiro filme do sul-africano Gavin Hood depois dele ter ganhado o Oscar de melhor filme estrangeiro com Tsotsi (2005). Não é fácil de assistir e também não chega a ter uma força dramática como denúncia à moda de Costa-Gavras. Pede o fôlego, principalmente, devido a um final completamente absurdo e inviável.

A historia é contada em vários níveis. Um homem de negócios de origem árabe, mas que vive nos EUA há mais de vinte anos, é seqüestrado e torturado, sem que ninguém assuma o que sucedeu com ele. A esposa tenta descobrir o mistério com a ajuda de um amigo que é assistente de deputado, mas acaba esbarrando na burocracia da CIA, instituição que passar a assumir a tortura para deter os terroristas.

Enquanto isso, no Norte da África (lugar não identificado, mas foi filmado no Marrocos) encontramos um jovem agente (Jake) tendo problemas de consciência ao testemunhar a tortura. Além disso, a filha do chefe da repressão árabe esta envolvida com terroristas sem que ele saiba. Os fios se unem em dois atentados sucessivos. Mas o problema deve ser mesmo do roteiro, porque os conflitos são simplistas, não dá para se envolver com os personagens e a resolução é bem clichê. Todos os famosos embarcaram num projeto que pode ter sido bem intencionado, mas não resultou.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo