UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

O Vidente (2007)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 12/02/2008
Nota 3

É difícil explicar o fracasso deste filme nos Estados Unidos. Até porque não é perceptível grande diferença entre este e outros filmes de ação e fantasia que disputam o mercado jovem, inclusive em séries de televisão, em que todo mundo parece tem poderes de premonição.

O longa não é melhor nem pior. É apenas uma aventura cheia de efeitos especiais em que Nicolas Cage faz um mágico de Las Vegas (com poderes reais). O ilusionista é chamado pelo FBI, personificado na figura de Julianne Moore (que está desperdiçada) para tentar impedir a explosão de uma bomba nuclear. A bela Jéssica Biel faz o interesse romântico e é quem menos se compromete. A direção é de Lee Tamahori.

Como curiosidade, vale dizer que o filme é inspirado em historia de Phillip K. Dick, autor de "Blade Runner". O enredo parte do conto chamado "Golden Man", publicado em 1954 numa revista de ficção cientifica, que projetava um mundo em que os mutantes são reunidos e eliminados. O dourado do titulo se refere a um dos mutantes que escapa da exterminação porque é capaz de ver o futuro. Ou seja, qualquer semelhança é excesso de imaginação e, dessa forma, preserva-se a reputação de Mr. Dick, que continua intocável.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo