UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Romance

Os Desafinados (2007)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 03/02/2009
Nota 1

Não é exatamente o filme tão esperado e definitivo sobre a bossa nova que poderia estar se esperando. Aliás, não foi feito pensando na comemoração dos 50 anos, mas como uma lembrança afetiva do diretor Walter Lima Jr. (que se retratou com humor na figura do futuro cineasta feito por Selton Mello).

Talvez seja um pouco longo, o roteiro poderia ser mais intenso, os conflitos mais desenhados, o ritmo mais acentuado. Mas não consigo deixar de gostar do filme, entre outras razões porque conta a história de uma geração da qual fiz parte.

O bom astral do filme é justificado pela trilha musical excelente de Wagner Tiso, pelo ótimo e afetuoso elenco e o cuidado na direção. Para quem não sabe, Walter pertence a melhor geração do Cinema Novo, foi cunhado de Glauber Rocha e responsável por clássicos como "Menino de Engenho" e "Brasil Ano 2000".

Ele misturou fatos reais (como a ida de um grupo dos brasileiros em 1962 para apresentar a bossa nova no lendário Carnegie Hall de Nova York) para inventar um grupo musical contemporâneo que deseja ir para lá para tentar a sorte.

Ele enfeiou Rodrigo Santoro (cantando bem com sua própria voz), que se une a Jairzinho (o filho de Jair Rodrigues), André Moraes (filho do cineasta Geraldo Moraes) e o subestimado e sempre confiável Ângelo Paes Leme. Todos eles vão tentar a sorte e têm destinos diferentes - o mais curioso é o do personagem de Santoro, que, apesar de bem casado, se apaixona por uma brasileira que vive nos EUA (a ótima atriz Claudia Abreu, dublada nas canções pela filha do diretor).

Outro detalhe curioso: a produção comprou cenas de arquivo de filmes americanos da época mostrando a cidade de Nova York (o que funciona muito bem). Na parte final, o filme dá uma modificada no tom. Delicado, gentil, romântico, quase nostálgico, "Os Desafinados" é um filme sem pretensão, e nisso reside parte do seu encanto. Outra parte é a presença dos famosos astros brasileiros, em particular de Selton Mello.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo