UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama,Guerra

Os Falsários (2007)

Resenha por Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Da redação 13/11/2009
Nota 4

O cinema dos últimos anos tem dado passos sutis para rever algumas imagens em relação ao nazismo. ''Operação Walkiria'' é um desses movimentos. O filme, de forma explícita, revela nazistas que discordavam da política de Fuhrer e que planejavam sua derrubada do poder. Era um golpe claro à imagem do nazista como a personificação do mal absoluto. ''Os Falsários'' segue caminho parecido ao retratar um judeu preso pelos nazistas como um criminoso especializado em falsificação de dinheiro. O vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2008, consegue discutir a moralidade do ser humano moderno sob um outro prisma que vai além da percepção de um mundo dividido entre o bem e o mal.

Salomon Sorowitsch (Karl Markovics) é um falsário que é preso e passa a colaborar com os nazistas na falsificação de dinheiro para financiar os esforços de guerra. A estrutura montada conta com vários trabalhadores, máquinas e com a distribuição de funções de acordo com as qualificações de cada preso. O campo de concentração passa a ser uma imagem que está mais próxima de um ambiente corporativo.

O personagem do oficial Friedrich Herzog (Devid Strisow) é um sintoma dessa transformação. Em um determinado momento, o líder nazista responsável pela operação de falsificação oferece uma mesa de ping pong aos judeus presos como um prêmio pelo bom serviço prestado e cita a ação como uma forma de motivação aos presos. Trata-se de uma linguagem conhecida no mundo corporativo de hoje.

Além disso, Herzog revela pretensões pessoais, que não são apenas vinculadas aos ideais nazistas. Em um determinado momento, ele afirma até ter sido comunista. É a imagem de um nazista que não se apega às ideologias, uma construção de personagem rara nas telas. Poucas vezes se viu um nazista que coloca seus valores pessoais acima dos ideais preconizados por Hitler.

O efeito que se produz é de se deparar com um personagem em que o individualismo se sobrepõe aos ideais. É uma impressão que encontra afinidade com o mundo contemporâneo, identificado quase sempre como dominado pela individualidade e pelo narcisismo. ''Os Falsários'' é um daqueles trabalhos que parece ter captado o espírito de sua época de produção.

O filme é baseado em um episódio real relatado no livro ''O Diabólico Trabalho, O Trabalho de Dinheiro Falso do Campo de Concentração de Sachsenhausen'', de Adolph Burguer, que foi um dos presos do campo. A direção de ''Os Falsários'' é de Stefan Ruzowi, que levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1997 com o filme ''Os Herdeiros''.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo