UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Faroeste

Os Indomáveis (2007)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 06/05/2008
Nota 1

Pouca gente deve se lembrar do original, o excelente faroeste "Galante e Sanguinário" ("3:10 to Yuma") de 1957, dirigido por Delmer Daves, com Glenn Ford e Van Heflin, inspirado num conto de Elmore Leonard e disponível em DVD no Brasil.

O clássico contava a história de um fazendeiro arruinado (Van) que aceita escoltar um famoso bandido (Ford, no melhor do seu tipo taciturno) protegido por um bando de pistoleiros, até colocar o prisioneiro perigoso no trem das três e dez com destino à prisão de Yuma.

Nesse remake, a trama é basicamente a mesma com pequenas modificações. A refilmagem já começa no meio da ação, com os credores botando fogo na rancho do herói (o injustiçado Christian Bale) e dá maior dimensão ao papel do filho adolescente, certamente para interessar o publico teen que é o mais freqüentador de filmes. O jovem agora é revoltado e impetuoso, atrapalhando ainda mais o conflito.

Quando pai e filho estão procurando o gado perdido, testemunham a perseguição policial ao temido pistoleiro Ben Wade (o sempre sólido Russell Crowe) após assalto a uma diligência. Após o episódio e a conseqüente prisão do ladrão, o vaqueiro aceita a arriscada missão de escoltar Ben e a cavalgada dá vazão a uma relação respeitosa, quase uma amizade.

Se o outro filme era mais baseado nos diálogos entre os protagonistas, aqui o tomo é não perder tempo e introduzir mais ação, mesmo que não faça sentido. Assim, criou-se no roteiro a trajetória a cavalo pelo deserto, que obviamente facilitaria qualquer ataque e tentativa de resgate, e há ainda uma inédita hospedarem na casa do fazendeiro. Tudo isso torna mais improvável a história, mas não menos interessante.

Indicado ao premio SAG de melhor elenco, o filme realmente tem um cast curioso e eficiente, com destaque para Ben Foster, que faz um bandido um tanto esdrúxulo. Indicado apenas para Oscar de som e trilha sonora, "Os Indomáveis" é um faroeste competente, repleto de ação e tensão. Vale a pena assistir.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo