UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Saneamento Básico (2007)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 28/12/2007
Nota 4

Uma comédia de costumes deliciosa, divertida, engraçada, que está entre o que melhor fez o sempre inteligente e competente Jorge Furtado ("O Homem que Copiava" e "Meu Tio Matou um Cara", os dois com Lázaro Ramos, que aqui entra no terço final do filme com a eficiência habitual).

Liderados por Fernandinha Torres, ótima e resmungona, um grupo de moradores de uma cidadezinha do interior do Rio Grande do Sul decide realizar um vídeo educativo para aproveitar uma verba perdida e usar o dinheiro da sobra para construir um fosso. Ela escreve a história com a ajuda do marido (outra presença carismática, de Wagner Moura), os palpites do pai (o excelente Paulo José), a irmã bonita como estrela (Camila) e o namorado dela (Bruno) como galã.

Basicamente a história é uma variante da velha situação do amador que se envolve em um filme ou uma peça e termina conquistado pela arte. E com outra idéia clássica: a história de que todo filme pode ser salvo pela montagem. Com diálogo afinado, o filme não tem pressa, mantém um clima rural, idílico, com farpas afetuosas brincando com o sistema de governo e a falta de talento dos realizadores e atores. Mas acaba tendo um final feliz (e finamente erótico!). Divirtam-se.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo