UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial

Senhores do Crime (2007)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 08/07/2008
Nota 4

O diretor Cronenberg continua sua boa fase com este intenso e surpreendente drama policial que deu uma indicação ao Oscar como ator para Viggo Mortensen (em seu melhor momento), mas que bem poderia ser lembrado em outras categorias.

Embora tenha ficado famoso por uma seqüência muito particular: uma luta numa sauna de Viggo contra bandidos, em que ele esta inteiramente nu. A nudez total não é chocante, ao contrário parece natural, lógica, adequada e um marco no gênero. Mas é apenas um detalhe num filme que é sempre interessante, ainda que pudesse ter um final mais forte.

A heroína da historia é a australiana Naomi Watts, que vive em Londres e trabalha como parteira. Ela ajudou o parto de uma menina menor de idade viciada em heroína. Quando pensa em cuidar do bebê, tem problemas e precisa identificá-las. De origem russa, como a paciente, não usa o bom senso e vai pedir ajuda num grande restaurante sem desconfiar que ali é justamente o centro da máfia russa. Aparentemente é bem tratada pelo dono do lugar (o sempre excelente Armin Mueller Stahl).

Aos poucos vai ficando claro que o filho dele é um psicótico, vivido pelo francês Vincent Cassel, o único no filme que não conseguiu o tom certo. Naomi fica conhecendo também o capanga da família mafiosa. Nikolai tem um comportamento dúbio, até quando decide ajudar a moça. O que importa é que todo esse submundo mafioso ainda é pouco conhecido do fã do cinema policial e Cronenberg nos proporciona uma viagem fascinante, muito bem centrada na figura de Viggo. Com clima, tensão, atmosfera e excelente narrativa, vale à pena assistir.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo