UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

As Crônicas de Spiderwick (2008)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 05/08/2008
Nota 1

Este é simplesmente o melhor dos filmes juvenis baseados em livros famosos que surgiram depois da série "O Senhor dos Anéis" e descendentes de "Harry Potter". É superior a "As Crônicas de Nárnia", "A Bussóla de Ouro" e outras aventuras infanto-juvenis.

É bem realizado graças ao talento do diretor Mark Waters ("Meninas Malvadas" e "E Se fosse Verdade"), que sabe conduzir a historia com ritmo, humor, fantasia, emoção e efeitos especiais na hora certa. Apesar de produzido pela Nickelodeon, foi mal de bilheteria e não deve ter continuação.

Não há duvida que Freddie Highmore (de "A Bússola de Ouro", "O Som do Coração" e "Fantástica Fabrica de Chocolate") é o melhor ator infantil do momento e perfeito para interpretar os gêmeos Jared e Simon.

Eles se mudam com a mãe e a irmã adolescente para uma casa antiga da família Spiderwick, simplesmente porque o pai arranjou outra mulher e não se interessa mais por eles. Viver lá é a única alternativa, coisa que as crianças não conseguem aceitar ou entender.

Acontece que naquela casa viveu um parente distante, Arthur Spiderwick que conseguiu estabelecer contato com um mundo encantado de fadas, duendes e criaturas mágicas. Depois de escrever todos os segredos num livro escondido pela mansão, o documento agora é disputado por todos.

Não demora para um dos garotos conseguir um jeito de observar essas criaturas e descobrir que a casa tem uma espécie de proteção formada por pedras mas que a situação é periclitante. Ou seja, sem entrar em detalhes, tudo vai piorando cada vez que ele consegue conversar ou enfrentar um daqueles monstrinhos, amigáveis ou não.

O fato é que o filme é muito bem construído. Sem cair no marasmo, traz novidade uma atrás da outra, sem nunca perder os conflitos humano como a mãe que não acredita neles e aparição de uma tia, que marca o retorno da famosa Joan Plowright, viúva de Laurence Olivier, de volta ao cinema depois de se restabelecer de um derrame. Vale a pena para crianças e adultos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo