UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Faroeste

Cavaleiro Solitário (2008)

Resenha por Haroldo Ceravolo Sereza

Haroldo Ceravolo Sereza

Da redação 27/10/2009
Nota 3
Cavaleiro Solitário

A trama de "Cavaleiro Solitário" (2008) é bastante simples: um homem volta do serviço militar a sua terra Natal em busca de paz e tranquilidade. Mas o que encontra é uma cidade dominada pelo medo, sob controle de um amigo de infância.

Bobby Hattaway (Lou Diamond Phillips, mais conhecido por "La Bamba") foi condecorado por bravura, mas o prêmio o envergonha. Não acredita que o mereceu. Diz isso ao pai, no interior do Texas, depois de uma longa ausência.

Enquanto remói sem entrar em detalhes o passado, o herói vai, pouco a pouco, tendo de passar para o problema concreto, cada vez mais urgente: seu antigo companheiro Stu Croaker (Vincent Spano) está disposto, o quanto antes, a pôr as mãos em mais um negócio: o negócio da família.

Hattaway vai, assim, ao modo do velho oeste, com seus revólveres de cano longo e cavalgadas por paisagens realmente muito bonitas, lutar contra a violência imposta pelo banditismo: é como se uma nova batalha se apresentasse para ele.

Toda a situação apresenta-se, deste modo, como uma segunda prova para o seu heroísmo, a oportunidade que ele tem de convencer-se a si mesmo de que ele está do lado do bem.

Lou Diamond Phillips é uma atração a parte, no filme dirigido por David S. Cass Sr. Como poucos, ele responde a critérios de verossimilhança, com uma postura de um verdadeiro cawboy.

O filme tem, no entanto, alguns problemas. Por vezes o ritmo não convence, lento ou rápido demais para algumas situações. Outra coisa: embora as ruas não sejam asfaltadas neste Velho Oeste, as roupas são sempre novas, sem um traço de poeira.

O pior de tudo, no entanto, a onipresença da trilha musical: parece que o diretor não sabia usar tecla pause do disco de 120 minutos que pegou emprestado. Como as imagens são boas e por vezes os diálogos são dispensáveis, dá até para deixar o filme no mudo em casa.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo