UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Cinturão Vermelho (2008)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2009
Nota 3

Depois de passar quatro anos produzindo a série de TV "The Unit", o dramaturgo David Mamet retorna à direção de cinema num curioso filme sobre o jiu-jitsu, co-estrelado por três brasileiros: Alice Braga ("Eu Sou a Lenda"), no papel importante de esposa do herói (mas muito mal resolvido ao final), Rodrigo Santoro, que tem cinco cenas como o cunhado trambiqueiro do herói e uma ponta Caroline de Souza Correa.

Fracasso nos EUA (para um orçamento de cerca de sete milhões, rendeu pouco mais do que dois milhões), o filme não traz a marca de Mamet, famoso pela violência e o uso excessivo de palavrões. Parece até um anti filme de luta, preocupado mais com a ética do embate do que com a coreografia.

O filme é ajudado pelo talento do ator inglês Chiwetel Ejiofor ("American Gangster", "Kinky Boots"), que tem autoridade e segurança, embora faça o tempo todo a mesma expressão de atônito. A história é complicada: ele é professor de uma academia em Los Angeles, casado com a personagem de Alice Braga, que tem um negócio de roupas. Ele conhece um astro de cinema de fitas de ação (Tim Allen, inacreditavelmente gordo e inchado) e sua mulher (Rebecca Pidgeon, esposa de Mamet na vida real).

Em determinado momento, o filme não sabe terminar, tropeçando num confronto absurdo e ridículo (na sessão de imprensa que vi os jornalistas debocharam abertamente) e ainda por cima carregadamente simbólico. Uma pena, porque até então o filme tinha certa carga dramática que despenca, sem culpar os nossos atores que se defendem bem (inclusive Santoro, que desta vez alterna inglês e português, sempre convincente).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo