UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial

Efeito Dominó (2008)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 09/09/2008
Nota 1

Há quem confunda este filme com uma mera aventura de ação. Mas este é um bom drama policial baseado em fatos reais, com diretor competente - o australiano Donaldson que fez bons thrillers como "Sem Saída", "Treze Dias que Abalaram o Mundo", "O Novato" e "A Fuga" -, e a famosa dupla de roteiristas inglesa Dick Clement e Ian Le Fresnais, parceiros em mais de 50 trabalhos como "Across the Universe" e "Por Água Abaixo". Para quem curte o gênero, é obrigatório.

O filme narra a história de um ousado assalto em 1971, quando ladrões entraram subterraneamente dentro da caixa forte de um banco e roubaram as caixas de depósito, quando na verdade estavam procurando por fotos comprometedoras de pessoas muito importantes.

Como os autores do crime nunca foram indiciados ou identificados, o roteiro pôde inventar um pouco. Mas todo o resto é real, por mais louco que pareça. Foi o maior roubo da historia da Inglaterra, de proporções maiores até que o famoso assalto ao trem pagador.

O que poderia ficar confuso, dado ao grande número de personagens, acaba funcionando porque todos conseguem ter uma individualidade marcante, dos dois lados da lei. Sempre com senso de humor. Com a ajuda de excelentes atores ingleses, o filme mantém o interesse até o desfecho satisfatório. Jason Statham continua convencendo com sua careca, seu jeito másculo e discreto. A mocinha é a bela Saffron Burrows. Não quero revelar mais detalhes da trama mas recomendo mais cuidado no uso de rádios walk-talkies.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo