UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Entre os Muros da Prisão (2008)

Resenha por Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Da redação 22/01/2010
Nota 1

Se a impressão de ''déjà vu'' surgir nos primeiros minutos de ''Entre os Muros da Prisão'', não se surpreenda. A cena da fuga de um garoto até uma praia soa como uma referência à imagem clássica de ''Os Incompreendidos'', de François Truffaut. Não vai demorar para notar outra aproximação: os dois filmes tratam da crueldade no trato e educação de jovens franceses.

A prisão à que se refere o título, na verdade, é um ?centro de correção? onde são enviadas as crianças consideradas rebeldes pelos pais ou tutores. É para lá que vai um jovem de 14 anos chamado Yves Treguier.

Como em ''Os Incompreendidos'', ''Entre os Muros da Prisão'', distribuído pela Califórnia Filmes, faz uma crítica ao trato dado às crianças francesas. Para enfatizar sua crítica a um sistema educacional baseada na coerção e violência, o diretor aposta em amplificar a dramaticidade da situação. Vale notar, por exemplo, um personagem que toca um piano imaginário dedilhando um cartão com o desenho das teclas do instrumento musical. Esta imagem de delicadeza apenas reforça o horror do tratamento sofrido no centro de correção.

A trajetória do protagonista Treguier, por sua vez, vai repetir o mesmo percurso de tantos outros personagens de dramas prisionais: a chegada de um novo detento, a violência sofrida pelo novato por parte de um grupo de internos violentos, a tentativa de sodomização, os vínculos de amizade, a opressão promovida pelos funcionários do centro. Fica-se com a impressão de que a trama não consegue escapar dos clichês dos filmes do gênero. A ambientação nos anos 30 e o centro de correção juvenil francês como cenário soam como recursos para dar uma nova roupagem a uma história batida.

Ao final, a sensação é de que o assunto foi tratado com mãos pesadas. Um bom exemplo é a atração dos internos pela mulher do diretor do centro. A seqüência é uma referência a Truffaut, que tinha atração por pernas femininas. Essa paixão é homenageada por Holahan na figura dessa mulher. São suas pernas que os jovens de ''Entre os Muros da Prisão'' irão apreciar. Um dos internos, porém, decide se masturbar. Essa não parece ser uma das homenagens mais delicadas a Truffaut.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo