UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Guerra

Guerra ao Terror (2008)

Resenha por Alessandro Giannini

Alessandro Giannini

Da redação 07/09/2009
Nota 4

"Guerra ao Terror", de Kathryn Bigelow, acompanha um esquadrão antibombas do Exército americano em missões no Iraque. A apenas 38 dias de completarem um ano de serviço e voltarem para casa, eles sofrem a baixa do comandante da equipe, substituído por um oficial muito menos cuidadoso.

Bigelow, que foi casada com James Cameron e tem no currículo filmes como "Caçadores de Emoção" e "Estranhos Prazeres", acerta ao eleger a questão do tempo para falar de como a guerra é nociva. Ela filma as idas e vindas dos americanos, a rotina enfrentada pelos iraquianos e todo o contexto dessa convivência conflituosa sem nunca se desprender do que realmente interessa, as pessoas.

Jeremy Renner, Anthony Mackie e Brian Geraghty atuam muito bem juntos. E as participações especiais são um detalhe muito importante. Há desde Guy Pearce no papel do primeiro comandante de equipe até David Morse como um coronel entusiasmado com o rendimento de seu novo soldado, passando por Ralph Fiennes como um mercenário britânico.

Com première mundial durante o Festival de Veneza de 2008, "Guerra ao Terror" chegou ao Brasil diretamente em DVD, antes mesmo de o filme estrear nos cinemas dos Estados Unidos e fazer um sucesso não previsto pelos grandes estúdios e distribuidores americanos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo