UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Milk - A Voz da Igualdade (2008)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 22/06/2009
Nota 1

Ainda não havia sido contada no cinema, ao menos em termos de ficção, a história de como foi o movimento de libertação gay (o chamado Gay's Lib) nos anos 70 em San Francisco, e dali para o resto da América, embora o documentário "The Times of Harvey Milk" tenha ganhado o Oscar da categoria em 1985.

Harvey Milk (1930-78) foi um político militante gay assassinado junto com o prefeito de San Francisco por alguém de dentro da administração, e não pelo povo ou algum fanático. Esse assassino, como sempre, escapou de um castigo maior e mais consequente.

O filme não faz nada para facilitar a nossa apreciação, nem o torna mais simpático, mais "amável". Não chega nem mesmo a dizer exatamente quem era a pessoa Milk, nem desvenda sua personalidade, que ao final continua um mistério. O diretor Gus Van Sant, assumidamente gay, está em um bom momento, e optou por narrar tudo como se fosse um documentário. Essa é a linguagem do filme, que reproduz a trajetória de Milk a partir de um depoimento que ele fez sozinho para um gravador quando sabe que está ameaçado de morte.

A partir daí vêm os flashbacks nem sempre positivos. Ele tem um caso com um rapaz mais novo (James Franco) e depois com um latino perturbado (Diego Luna). Porém, fora alguns "amassos", ficamos sabendo pouco sobre a personalidade dos envolvidos. Ao final, aparecem as fotos e o que aconteceu com os que vão surgindo na historia, e só assim entendemos algumas passagens do filme, porque todos os personagens são apenas vultos de passagem.

Não é como num filme dramático tradicional, em que os personagens têm chance de se explicarem, de dizerem a que vieram. Isso prejudica muito o elenco, que é todo muito corajoso e por vezes irreconhecível, atrás dos bigodes e cabelos. Porém raramente têm chances, nem mesmo o indicado ao Oscar Josh Brolin, ou Emile Hirsch, o garoto de "Speed Racer".

Ou seja, não é um filme em que o público vai embarcar fácil. É semi-documentário importante e interessante, mas sua maior atração é Sean Penn, que se expõe com coragem. "Milk" foi indicado ao Oscar nas categorias de figurino, ator, ator coadjuvante (Brolin, que é filho do ator James Brolin, enteado de Barbra Streisand, casado com Diane Lane e um dos Goonies), montagem, direção, filme e roteiro. Ganhou os prêmios de roteiro e ator, o segundo para Penn.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo