UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

O Reino Proibido (2008)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 18/11/2008
Nota 3

Este é o esperado primeiro encontro entre duas lendas do filmes de kung fu e artes marciais: Jet Li e Jackie Chan. Mas podia ser bem melhor. Resulta apenas em uma aventura juvenil, de interesse limitado. Talvez culpa do diretor, que fez antes muitos filmes de animação como "O Rei Leão", "Stuart Little" e a fraca comédia "Mansão Mal Assombrada".

Resultado: tudo ficou muito infantil, ou juvenil, se preferirem. Os dois astros fazem papéis duplos. Li é o lendário Rei Macaco e o Monge Silencioso; Jackie Chan interpreta Lu Yan e um velho dono de loja de penhores. E chegam a ter cenas juntos, inclusive duas de luta e efeitos. Mas nada especialmente empolgante, apesar da presença do coreógrafo Woo Ping Yuen ("Matrix") e o fotógrafo premiado com o Oscar Peter Pau ("O Tigre e o Dragão").

A história é extraída de um grande épico da literatura chinesa, "Viagem para o Oeste", lendas sobre a viagem do monge Tank à Índia para obter escrituras budistas. Os personagens são também inspirados em figuras da mitologia, como Lu Yan, que é um santo taoísta; o Imperador de Jade é um dos controladores do céu, o Rei Macaco também veio da literatura do século 16 e outros saíram de livros populares.

Há também citações de astros famosos do gênero e dos filmes dos irmãos Shaw de Hong Kong. Mas para os americanos incultos o filme foi visto como mistura de "O Mágico de Oz", "A Hora do Rush" e "Karate Kid" endereçada apenas para menores de 16 anos. O protagonista é um adolescente americano Jason (o fraco Angarano, que parece demais Shia Le Boeuf), que durante luta com ladrões jovens é magicamente transportado para o passado com a missão de entregar uma espada a seu legitimo dono e perseguido por uma bruxa de cabelo branco (as garotas orientais do filme são especialmente atraentes). Os diálogos são fracos, a direção de arte, medíocre e meio kitsch (tudo foi rodado estranhamente na Coréia do Sul!). O resultado é singularmente medíocre e sem brilho.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo