UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama,Ficção Científica

O Retorno (2008)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 4

Grande vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza, (onde levou mais quatro prêmios), indicado ao Globo de Ouro de Filme Estrangeiro, prêmio de público em Toronto, este filme russo curiosamente não encontrou seu público nem aqui nem lá fora. Todos falaram bem, mas poucos quiseram assistir.

O ator principal, o menino Vladimir Garin, que faz o filho mais novo, faleceu pouco depois do fim das filmagens, afogado no mesmo lago onde foram rodadas as cenas da fita. O que é mórbido e chocante, mas aumenta ainda mais a reação a esta fita que tem um visual que faz lembrar as imagens das antigas fitas de Tarkovsky, principalmente "A Infância de Ivan".

Com poucos diálogos, em preto e branco, conta a história de um pai que retorna para sua família que deixou há 12 anos, sem qualquer explicação. Ele é aceito pelos outros, mas o filho mais novo tem problemas com isso, em particular quando saem numa espécie de excursão que também é uma pescaria, uma prova de maturidade e que acaba em tragédia. Absorvente e impressionante, é cinema de arte de categoria.

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema [resenha-data-cadastro]
Nota 1

Interessante aventura de ficção made in Japan, estrelada pelo galã meio-chinês e meio-japonês Takeshi Kaneshiro, que pega emprestadas várias idéias de blockbusters de Hollywood como O "Exterminador do Futuro", "Matrix", "Independence Day" e até mesmo "E.T. - O Extraterreste", para contar a aventura de uma garota que volta no tempo e se associa a um assassino profissional para impedir que no futuro a Terra seja devastada por uma guerra contra alienígenas.

Como a maioria das produções asiáticas de fantasia da atualidade, o filme é completamente dependente de efeitos digitais, na maioria muito interessantes, criando um visual bem diferente de suas inspirações norte-americanas (assim como o trabalho de estréia do diretor, a fantasia infantil "Juvenile").

A coisa se perde um pouco nas atuações, por vezes caricatas, e o ritmo também é irregular, com muito espaço entre as cenas de ação, mas ainda que com tais deficiências, a fita é divertida e torna o nome do novato Yamazaki (que também é supervisor e técnico de efeitos visuais) bastante promissor.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo