UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação,Infantil

Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (2008)

Resenha por Edu Fernandes

Edu Fernandes

Da redação 29/04/2011
Nota 5

Em 2002, o animador japonês Hayao Miyazaki levou o Oscar de melhor animação por "A Viagem de Chihiro". Muito antes disso, ele já tinha muitos admiradores no Brasil. Mesmo assim, até hoje muitos dos filmes produzidos pelo Estúdio Ghibli (fundado por ele), não estão disponíveis no mercado em DVD. Felizmente "Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar" é uma exceção.

A história dessa animação é sobre um ser mágico chamado Ponyo, que sai do mar e se transforma em uma menina. Ela rapidamente faz amizade com um garotinho e decide abandonar sua vida subaquática, o que tem consequências enormes.

Da mesma maneira que "Meu Vizinho Totoro" (1988) traz elementos de "Alice no País das Maravilhas" em sua história, "Ponyo" faz referências bem claras a outro clássico: "A Pequena Sereia". Se o amor que Ponyo nutre por seu novo amigo não for correspondido, a menina-peixe se transformará em espuma do mar. Isso é o que preocupa o pai dela.

Com a fuga de Ponyo, há um desequilíbrio no mundo mágico, que parece entrar em fúria. Assim, grandes inundações acontecem nos vilarejos costeiros em uma espécie de premonição dos tsunamis de 2011.

A magia do enredo cria oportunidades para que imagens impactantes passeiem pela tela. Avesso ao uso excessivo da computação, Miyazaki restringe o uso desse tipo de tecnologia em sua obra e explora todo o charme da animação clássica.

A princípio, "Ponyo" conta uma história para crianças pequenas, como o casal de personagens principais. Mas como acontece em toda o trabalho de Miyazaki, os adultos ficarão igualmente fascinados pelas imagens e pela bela narrativa da animação.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo