UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação,Documentário

Valsa com Bashir (2008)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/09/2009
Nota 5

Tinha gente apostando neste filme israelense, chamado de documentário de animação, que havia ganho o Globo de Ouro de filme estrangeiro e o César francês. Afinal ele foi o primeiro filme de animação a entrar na categoria. Mas se esqueceram que é um filme polêmico demais para os velhinhos da Academia, que preferiram um filme mais doce e delicado como o japonês ''Partida'' (já disponível em DVD).

Afinal, este dá uma visão trágica e controversa de uma das guerras de Israel, no caso a história autobiográfica do próprio Folman, que perdeu a memória durante a primeira invasão do Líbano em 1982, quando ocorreu um terrível e pouco falado massacre nos campos de refugiados palestinos Sabra e Chatila, na parte Oeste de Beirute.

Talvez para abstrair a culpa, ele teria esquecido dos detalhes do fato, ficando numa imagem recorrente, o soldado na água, vendo a cidade em chamas ao longe, se agarrando em alguém para sobreviver. Depois sendo perseguido por 26 cachorros. Resolve então entrevistar os colegas velhos amigos e camaradas, para tentar reconstruir os fatos. que por vezes são contraditórios. Tudo isso é sempre mostrado em animação, em geral desenhada em cima dos atores fotografados como costuma fazer Linklater.

O resultado é meio surrealista, com freqüência trágico e com momentos muito fortes, por vezes, usando uma palavra que está na moda, momentos devastadores. A narrativa é construída como um documentário convencional, mas a animação permite que ele dê vida aos pesadelos para tentar chegar ao cerne da questão: tiveram ou não os oficiais israelenses culpa na história. Sabiam ou não do massacre e por que não tentaram impedí-lo? O filme não chega a responder claramente e a conclusão fica por conta do espectador . Ou seja, um filme intrigante, instigante, que é para ser visto e discutido.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo