UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Zohan - O Agente Bom de Corte (2008)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 03/02/2009
Nota 1

Devo ser um dos poucos que defendem Adam Sandler e encontram nele qualidades, já que a maior parte da imprensa detesta suas comédias e seu estilo de humor. Não que isso o impeça de continuar a ser criativo e a fazer sucesso. Esta comédia, por exemplo, passou dos 100 milhões de dólares nas bilheterias americanas.

O filme trata dos problemas entre israelenses e palestinos, que estão sempre em conflito e não parecem encontrar uma solução para seus embates. Mas nos EUA, ou melhor, em Nova York, eles vivem na mesma rua em relativa paz. De vez em quando acontece um bate-boca, que termina quando todos trocam idéias sobre as mulheres e filhas dos políticos, incluindo Bush e Obama, dizendo com quais prefeririam transar. Uma cena que eu nunca tinha visto no cinema e demonstra o clima atual da democracia americana.

Quem duvidar de que Sandler é engraçado, dê uma olhada na coletânea dos tipos que ele andou fazendo para o programa de TV americano "Saturday Night Live". Mas é preciso reconhecer também que ele produz comédias originais e criativas, com momentos de pura farsa e surrealismo, e outros, infelizmente frequentes, de total baixaria.

É curioso saber que o roteiro já estava pronto no ano 2000 e só foi adiado por causa dos atentados de 11 de setembro. Também é curioso que tenha sido inspirado em um personagem real: Nezi Arbib, de San Diego, um ex-soldado israelense que se tornou cabeleireiro e até serviu de conselheiro no filme.

Mas não há a menor intenção de ser uma biografia. Aqui, o ex-agente secreto israelense Zohan é praticamente um super-herói, mas nada realista (e por isso muito engraçado), que está infeliz enfrentando terroristas e salvando vidas. Ele se aproveita do ataque de um inimigo para escapar para Nova York, onde pretende realizar seu sonho de se tornar cabeleireiro.

Logo descobre o segredo do sucesso trabalhando com senhoras judias (de todos os filmes de Sandler até agora, este é o que mergulha mais fundo nas suas origens judaicas, falando com sotaque e brincando com temas polêmicos). Zohan também se apaixonana por uma jovem palestina (a bela francesa Emanuelle Chriqui).

Esqueça questões de bom gosto e decoro, deixe-se levar pelas piadas e não se incomode com o politicamente correto. Em uma cena do filme, eles brincam com o gato da família quicando-o como se fosse uma bola de futebol. Claro que não é um gato de verdade, mas deve ter enfurecido as associações de proteção aos animais. Repleto de aparições especiais de amigos famosos, entre elas uma simpática aparição de Mariah Carey como ela mesmo.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo