UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ação

A Lenda de Kamui (2009)

Resenha por Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Da redação 24/09/2010
Nota 3
A Lenda de Kamui

"A Lenda de Kamui" traz as aventuras de um ninja do Japão do século 17 que deseja abandonar esse código de conduta. As habilidades surpreendentes de Kamui fazem a história flertar o fantástico com cenas de luta que lembram trabalhos como "O Tigre e o Dragão". Por outro lado, o filme também tenta focar o drama de Kamui em busca de sua libertação pessoal. O problema é que "A Lenda de Kamui" não consegue um equilíbrio harmônico entre aventura e drama.

O início mostra o confronto de Kamui (Kenichi Matsuyama) com outros ninjas. A impressão é de que o filme irá se enveredar pela aventura. Mas todo o meio do filme se sustenta em alguns episódios em que Kamui conhece o pescador Hanbei e se apaixona pela filha dele. Alguma tensão só irá ressurgir no final.

Esse longo hiato frustra a expectativa daqueles que esperam um filme de ação. Mas "A Lenda de Kamui" também não satisfaz como um drama. O protagonista, que é descrito como um personagem em busca da liberdade, é construído de maneira linear de tal modo que faz com que não se perceba qualquer traço de conflito interno ou de emoção.

Essa característica do protagonista faz com que os personagens secundários ganhem destaque no filme. Kamui sofre com a falta de uma presença mais marcante na tela.

Outro aspecto que chama atenção em "A Lenda de Kamui" são os efeitos especiais. Eles contribuem para revelar as habilidades de um ninja, como a capacidade de Kamui de duplicar a sua própria imagem para iludir o seu oponente. Porém, o filme também usa os efeitos especiais para manipular a natureza. Isso fica evidente no comportamento de tubarões durante uma pesca. O resultado é nonsense, mas dá um toque de humor involuntário e de ingenuidade ao filme.

"A Lenda de Kamui" é a adaptação de um mangá japonês que surgiu em 1964 e chegou a ser publicado no Brasil em 1993. Originalmente, o mangá misturava aventura com pitadas de crítica social. O trabalho também inspirou uma versão em desenho aminado.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo