UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ação,Policial

Atraídos Pelo Crime (2009)

Resenha por Claudio de Souza

Claudio de Souza

Da redação 09/07/2010
Nota 1

Quem vê TV por assinatura já deve ter esbarrado em "Dia de Treinamento" várias vezes. O filme de 2001 rendeu o Oscar de melhor ator a Denzel Washington e revelou para o cinema o diretor Antoine Fuqua. Melhor a cada revisão, "Dia de Treinamento" injetou sangue novo no gênero policial, apontando-lhe um caminho possível para o século 21. Depois dele vieram, entre outros, "Miami Vice", "Os Donos da Noite" e "Os Reis da Rua".

Ritmo acelerado, fotografia sombria, predominância de cenas noturnas, tensão constante, violência explícita e personagens no limite da lei (inclusive, ou principalmente, os policiais propriamente ditos) são elementos comuns a todos eles.

Vale o mesmo para "Atraídos pelo Crime", novo filme de Fuqua, que foi exibido sem muita repercussão nos cinemas brasileiros e agora está disponível em DVD.

A partir da primeira cena, que mostra um assassinato a sangue frio com o espectador praticamente "sentado" entre matador e vítima, fica claro que o diretor não vai fazer concessões aos bons modos para contar a história de três policiais do bairro novaiorquino do Brooklyn, cada um deles metido numa enrascada específica.

Ethan Hawke, que em "Dia de Treinamento" era o tira bonzinho (em oposição ao corrupto e psicopata Washington), aqui interpreta Sal, com a casa lotada de filhos e com gêmeos a caminho. Desesperado para fechar a compra de uma casa maior para a família, ele aproveita as batidas antidrogas de seu esquadrão nos conjuntos habitacionais do bairro (os projects) para tentar roubar o dinheiro dos traficantes - e faz isso de maneira cada vez mais violenta e descontrolada.

Don Cheadle (de "Crash" e "Hotel Ruanda") é Tango, codinome que usa como agente infiltrado nas gangues de negros locais - uma operação que lhe permite dirigir um BMW tunado e burlar regras de trânsito, mas que parece interminável. O casamento arruinado, uma promoção que nunca chega e a amizade real (e perigosa) que acabou fazendo com alguns bandidos (o principal deles vivido por Wesley Snipes) ajudam a explicar o seu olhar permanentemente angustiado.

Por fim, o veterano Richard Gere é Eddie, um policial fardado, alcoólatra e abandonado pela mulher. A uma semana da aposentadoria, tudo que ele não quer é confusão. Travado pelos 22 anos no submundo do Brooklyn, só consegue desabafar sobre o trabalho quando uma prostituta lhe faz sexo oral.

As atuações de Hawke, Cheadle e Gere são excepcionais e já valeriam o aluguel do DVD. Se roteiro e direção têm como preocupação quase única amplificar a cada cena os dramas dos três tiras (narrados alternadamente, numa tática para não cansar o espectador), os atores conseguem lapidar sutilezas em personagens que, interpretados por gente menos capaz, poderiam passar por blocos de granito.

No momento em que Sal, Tango e Eddie estão a ponto de explodir, vão todos parar no mesmo prédio de um dos "projects", cada um por um motivo diferente. O desfecho é sangrento e pode desagradar a alguns, mas é coerente com uma certa noção de crime/castigo que parece permear histórias em que heróis e vilões se confundem sob a mesma pele. Quem viu "Dia de Treinamento" não vai se surpreender.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo